Sejam Bem-vindos ao nosso BLOG!

Este espaço destina-se a socilaizar conhecimentos construídos, descobertas e temas relevantes relacionados ao tema Tecnologias Educacionais, a partir do Curso de Formação Continuada "Introdução à Educação Digital" realizado pelos professore da Escola Margarida Pardelhas.
Conheça o Projeto Imersão Tecnológica de Professores da Escola Margarida Pardelhas - Clique aqui


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Unidade 5 - Cooperação (ou Interação) na Rede

"Discutindo sobre Cooperação e Interação"

       Projeto Integrado de Aprendizagem

          O projeto de aprendizagem e as  experiências neste curso representam situações  de interação e cooperação.
     Trabalhar de forma cooperativa e colaborativa é uma grande responsabilidade! Um grande desafio!
       Sabemos que atitudes cooperativas precisam ser aprendidas e valorizadas eticamente.
         Vamos refletir...
         Nas atuais práticas pedagógicas, estamos conseguindo ensinar nossos alunos a cooperar?
        Como você percebe que a realização do seu projeto  integrado de aprendizagem está lhe preparando para enfrentar este desafio de ensinar e aprender de forma colaborativa?


        Atividade:
  • Utilize a ferramenta "comentários"  desta postagem e socialize suas  reflexões. Lembre que  a construção deste comentário poderá ser realizada em com seu grupo de forma colaborativa, com  os colegas que integram seu grupo do Projeto e/ou colegas do curso. 

18 comentários:

  1. Históricamente, o professor se considera "dono do saber" tem o hábito de centralizar o conhecimento e o ensino-aprendizagem em sua pessoa, desconsiderando, na maioria das vezes os saberes que o aluno possui. Considerar o conhecimento do aluno e utilizar este conhecimento é um dos melhores meios de tornar a aula mais interessante e os resultados de aprendizagem serão positivos e enriquecedores. Na aplicação do projeto que organizei os alunos são os principais responsáveis pela concretização das ações a que nos propomos, tenho prestado atenção para não ser a "dona do conhecimento" e dividir as tarefas.

    ResponderExcluir
  2. Trabalhar de forma colaborativa é um desafio que permeia o contexto escolar na era digital. O professor precisa potencializar reflexôes que levem o aluno a construir seu conhecimento de forma participativa sabendo identificar que informações são significativas para esse processo. Para aprender a realizar essa seleção é necessário que o aluno seja desafiado a pensar buscando desta forma desenvolver potencialidades que lhe permitam selecionar informações capazes de contribuir em sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Interagir é agir em colaboração com o outro; cooperar é operar com o outro; assim interagir e cooperar é uma via de mão dupla que nos permite valorizar o conhecimento de todos. e uma oportunidade de nos despirmos dos ensinamentos calcados na estrutura de que um ensina ( e esse é o professor) e outro aprende (esse é o aluno). Essa é uma situação que se opõe totalmente à visão freireana a qual considera, grosso modo, o aprendizado e o ensinamente como faces de uma mesma moeda. Acredito que com esse pensamento, e outros que comungam da mesma ideia, podemos conseguir que nossas práticas pedagógicas conduzam o aluno a perceber-se como parte de um processo o qual para lograr bons resultados precisa da colaboração do outro.
    O projeto que estou desenvolvendo é uma dessas oportunidades de colaboração. Mostrarei o caminho (que será o esqueleto do projeto), mas caminhar por ele dependerá de cada um.

    ResponderExcluir
  4. Para o educador, cuja prática foi construída a partir de um modelo baseado no ato de ensinar, certamente é um grande desafio reconstruir sua prática de forma cooperativa colaborativa. Mais do que ser resistentes a mudanças, muitos de nós simplesmente não sabem como recomeçar, compartilhando com o aluno a tarefa da construção do conhecimento. Ainda está muito arraigada em nós a ideia de que professor competente é aquele que domina seu conteúdo, e que, ao final de cada unidade de estudos, avalia seu aluno, tendo em vista que ele seja capaz de alcançar os objetivos estabelecidos em nossa organização pedagógica. Em outras palavras, o que nos falta, na maioria das vezes, não é vontade de mudar, mas ideias de como conduzir essa mudança sem correr o risco de conduzir irresponsavelmente nosso aluno.

    ResponderExcluir
  5. Referir-se a um programa de aprendizagem de forma cooperativa e colaborativa requer uma ampla abordagem do assunto em foco, digo, de um determinado conteúdo de uma disciplina é buscar os amplos conhecimentos deste conteúdo no sentido de ampliar subsidios para que de forma cooperativa e colaborativa se conquiste avanços no projeto continuo da aprendizagem globalizada, não podemos nos posicionar como o resto do conhecimento, digo, resto no sentido de sobra sem aproveitamemto no avanço da proposta de aprendizagem.
    Carlos Alberto.

    ResponderExcluir
  6. Andreia Martrins e Rosângela Pretto14 de julho de 2011 às 13:38

    Nos dias de hoje, está mais que claro que o ensino deve se dar/acontecer de forma cooperativa, onde professor e aluno enteragem seus conhecimentos complementando saberes.

    ResponderExcluir
  7. Rosângela Pretto e Andréia Martins14 de julho de 2011 às 13:38

    Nos dias de hoje está mais do que claro que o ensino deve se dar/acontecer de forma cooperativa, onde professor e aluno interagem seus conhecimentos complementando saberes.

    ResponderExcluir
  8. durante o desenrolar das atividades em grupo na sala de aula nota-se que os alunos procuram se ajudar colaborar tentar a solução de problemas em conjunto há um sentimento de colaboração mútuo.

    ResponderExcluir
  9. Da forma como estamos acostumados a trabalhar, quase sem usar as tecnologias, não estamos conseguindo ensinar nossos alunos a cooperar, pois os saberes não são compartilhados, forma que seria adequada. Mas com a realização deste Curso de Inclusão Digital, com certeza, estamos nos preparando para o ensino e o aprendizado de forma colaborativa, com uma maneira diferente de ensino-aprendizagem, para nos apropriarmos das tecnologias e sermos os responsáveis pelas mudanças, as quais são muito necessárias e inadiáveis.
    Sõnia

    ResponderExcluir
  10. Trabalhar de forma colaborativa é um desafio que permeia o contexto escolar na era digital. O professor precisa potencializar reflexôes que levem o aluno a construir seu conhecimento de forma participativa sabendo identificar que informações são significativas para esse processo. Para aprender a realizar essa seleção é necessário que o aluno seja desafiado a pensar buscando desta forma desenvolver potencialidades que lhe permitam selecionar informações capazes de contribuir em sua aprendizagem.
    Na contemporaneidade o professor não pode considerar-se o detentor do conhecimento, visto que é preciso aliar os conhecimentos prévios dos alunos com os científicos para que estes possam fazer relações entre ambos e assim aprenderem de forma dinâmica subsidiados pela tecnologia.
    Professora Viviane

    ResponderExcluir
  11. Durante o processo de ensino aprendizagem dos alunos há colaboração em alguns momentos, pelo fato dos mesmos serem ainda muito pequenos, este "espírito" de colaboração vem sendo trabalhado dia-a-dia, mas em atividades em grupos eles colaboram e cooperam uns com os outros, nota-se que na sala digital também eles colaboram uns com os outros, mas em alguns momentos eles são ainda muito individualistas. DEsta forma acredito que a cooperação e a colaboração não poderá ser forçada no aluno, deve ser algo que deve partir do mesmo para ser algo prazeirozo e não uma obrigação que o mesmo deve cumprir.

    ResponderExcluir
  12. Diante das situações enfrentadas no dia-a-dia com nossos alunos, percebemos que o trabalho cooperativo aumenta as possibilidades de uma aprendizagem significativa, valorizando o conhecimento e as experiências de cada um. Através da elaboração do projeto, sentimos que o aprender em cooperação, proporciona ao aluno interagir melhor com o grupo.
    Professoras dos 4º anos,(Ana Iara, Elisângela, Renata)

    ResponderExcluir
  13. TRabalhar de forma colaborativa exige mudança nas práticas pedagógicas, tanto nos ambientes tecnológicos quanto na sala de aula. A cooperação, a interação dos alunos com as TICs e a aprendizagem significativa, são ideais a serem alcançados no decorrer do projeto que estamos desenvolvendo. Acreditamos que esse momento de interação que estamos vivenciando vai colaborar muito para novas aprendizagens tanto entre nós educadores e com nossos alunos. MArli e Roselaine

    ResponderExcluir
  14. Da maneira como trabalhamos no nosso dia a dia, acredito que naõ porque agora com o curso constatei que existem inúmeras maneiras de sermos protagonistas destas mudanças, Portanto é imprescindível elaborarmos estratégias para que o nosso aluno participe de forma responsável e colaborativa dessas mudanças.
    Professora Ieda.

    ResponderExcluir
  15. Hoje, 14 de julho comemora-se a queda da bastilha (prisão francesa, considerada o símbolo do Ancién regime). Com esse fato deu-se início à Revolução Francesa de 1789. Após 222 anos os ideais desse movimento continuam atuais para a história da humanidade.
    Elza

    ResponderExcluir
  16. Trabalhar de forma colaborativa exige mudanças nas práticas pedagógicas , tanto nos ambientes tecnológicos quanto na sala de aula. A cooperação, a interação dos alunos com as TICs e a aprendizagem significativa, são ideais a serem alcançados no decorrer do projeto que estamos desenvolvendo.Acreditamos que esse momento de interação que estamos vivenciando vai colaborar muito para novas aprendizagens tanto entre nós educadores e com nossos alunos.Roselaine e Marli.

    ResponderExcluir
  17. A internet está trazendo novidades para a educação. formas diferentes de aprendizagem, precisamos pensar no que temos, o professor se desfazer da figura de transmissor e saber reconhecer os conhecimentos que o aluno já possui. Trabalhar de forma cooperativa é desafiador, pois devemos tentar construir juntos algo novo, onde aprender não seja uma tarefa penosa e sim aventureira. Profª Andréa

    ResponderExcluir
  18. Nós, educadores, enquanto não nos conscientizarmos que a " Era da Tecnologia " está cada vez mais presente em nosso espaço, não teremos como assimilar estas mudanças, onde há uma nova relaçao professor X aluno.
    Nessa nova relação de colaboração e troca a educação só sairá ganhando.
    Vera e Maria Tereza

    ResponderExcluir