"Discutindo sobre Cooperação e Interação"
Projeto Integrado de Aprendizagem
O projeto de aprendizagem e as experiências neste curso representam situações de interação e cooperação.
Trabalhar de forma cooperativa e colaborativa é uma grande responsabilidade! Um grande desafio!
Sabemos que atitudes cooperativas precisam ser aprendidas e valorizadas eticamente.
Vamos refletir...
Nas atuais práticas pedagógicas, estamos conseguindo ensinar nossos alunos a cooperar?
Como você percebe que a realização do seu projeto integrado de aprendizagem está lhe preparando para enfrentar este desafio de ensinar e aprender de forma colaborativa?
Atividade:
- Utilize a ferramenta "comentários" desta postagem e socialize suas reflexões. Lembre que a construção deste comentário poderá ser realizada em com seu grupo de forma colaborativa, com os colegas que integram seu grupo do Projeto e/ou colegas do curso.
Históricamente, o professor se considera "dono do saber" tem o hábito de centralizar o conhecimento e o ensino-aprendizagem em sua pessoa, desconsiderando, na maioria das vezes os saberes que o aluno possui. Considerar o conhecimento do aluno e utilizar este conhecimento é um dos melhores meios de tornar a aula mais interessante e os resultados de aprendizagem serão positivos e enriquecedores. Na aplicação do projeto que organizei os alunos são os principais responsáveis pela concretização das ações a que nos propomos, tenho prestado atenção para não ser a "dona do conhecimento" e dividir as tarefas.
ResponderExcluirTrabalhar de forma colaborativa é um desafio que permeia o contexto escolar na era digital. O professor precisa potencializar reflexôes que levem o aluno a construir seu conhecimento de forma participativa sabendo identificar que informações são significativas para esse processo. Para aprender a realizar essa seleção é necessário que o aluno seja desafiado a pensar buscando desta forma desenvolver potencialidades que lhe permitam selecionar informações capazes de contribuir em sua aprendizagem.
ResponderExcluirInteragir é agir em colaboração com o outro; cooperar é operar com o outro; assim interagir e cooperar é uma via de mão dupla que nos permite valorizar o conhecimento de todos. e uma oportunidade de nos despirmos dos ensinamentos calcados na estrutura de que um ensina ( e esse é o professor) e outro aprende (esse é o aluno). Essa é uma situação que se opõe totalmente à visão freireana a qual considera, grosso modo, o aprendizado e o ensinamente como faces de uma mesma moeda. Acredito que com esse pensamento, e outros que comungam da mesma ideia, podemos conseguir que nossas práticas pedagógicas conduzam o aluno a perceber-se como parte de um processo o qual para lograr bons resultados precisa da colaboração do outro.
ResponderExcluirO projeto que estou desenvolvendo é uma dessas oportunidades de colaboração. Mostrarei o caminho (que será o esqueleto do projeto), mas caminhar por ele dependerá de cada um.
Para o educador, cuja prática foi construída a partir de um modelo baseado no ato de ensinar, certamente é um grande desafio reconstruir sua prática de forma cooperativa colaborativa. Mais do que ser resistentes a mudanças, muitos de nós simplesmente não sabem como recomeçar, compartilhando com o aluno a tarefa da construção do conhecimento. Ainda está muito arraigada em nós a ideia de que professor competente é aquele que domina seu conteúdo, e que, ao final de cada unidade de estudos, avalia seu aluno, tendo em vista que ele seja capaz de alcançar os objetivos estabelecidos em nossa organização pedagógica. Em outras palavras, o que nos falta, na maioria das vezes, não é vontade de mudar, mas ideias de como conduzir essa mudança sem correr o risco de conduzir irresponsavelmente nosso aluno.
ResponderExcluirReferir-se a um programa de aprendizagem de forma cooperativa e colaborativa requer uma ampla abordagem do assunto em foco, digo, de um determinado conteúdo de uma disciplina é buscar os amplos conhecimentos deste conteúdo no sentido de ampliar subsidios para que de forma cooperativa e colaborativa se conquiste avanços no projeto continuo da aprendizagem globalizada, não podemos nos posicionar como o resto do conhecimento, digo, resto no sentido de sobra sem aproveitamemto no avanço da proposta de aprendizagem.
ResponderExcluirCarlos Alberto.
Nos dias de hoje, está mais que claro que o ensino deve se dar/acontecer de forma cooperativa, onde professor e aluno enteragem seus conhecimentos complementando saberes.
ResponderExcluirNos dias de hoje está mais do que claro que o ensino deve se dar/acontecer de forma cooperativa, onde professor e aluno interagem seus conhecimentos complementando saberes.
ResponderExcluirdurante o desenrolar das atividades em grupo na sala de aula nota-se que os alunos procuram se ajudar colaborar tentar a solução de problemas em conjunto há um sentimento de colaboração mútuo.
ResponderExcluirDa forma como estamos acostumados a trabalhar, quase sem usar as tecnologias, não estamos conseguindo ensinar nossos alunos a cooperar, pois os saberes não são compartilhados, forma que seria adequada. Mas com a realização deste Curso de Inclusão Digital, com certeza, estamos nos preparando para o ensino e o aprendizado de forma colaborativa, com uma maneira diferente de ensino-aprendizagem, para nos apropriarmos das tecnologias e sermos os responsáveis pelas mudanças, as quais são muito necessárias e inadiáveis.
ResponderExcluirSõnia
Trabalhar de forma colaborativa é um desafio que permeia o contexto escolar na era digital. O professor precisa potencializar reflexôes que levem o aluno a construir seu conhecimento de forma participativa sabendo identificar que informações são significativas para esse processo. Para aprender a realizar essa seleção é necessário que o aluno seja desafiado a pensar buscando desta forma desenvolver potencialidades que lhe permitam selecionar informações capazes de contribuir em sua aprendizagem.
ResponderExcluirNa contemporaneidade o professor não pode considerar-se o detentor do conhecimento, visto que é preciso aliar os conhecimentos prévios dos alunos com os científicos para que estes possam fazer relações entre ambos e assim aprenderem de forma dinâmica subsidiados pela tecnologia.
Professora Viviane
Durante o processo de ensino aprendizagem dos alunos há colaboração em alguns momentos, pelo fato dos mesmos serem ainda muito pequenos, este "espírito" de colaboração vem sendo trabalhado dia-a-dia, mas em atividades em grupos eles colaboram e cooperam uns com os outros, nota-se que na sala digital também eles colaboram uns com os outros, mas em alguns momentos eles são ainda muito individualistas. DEsta forma acredito que a cooperação e a colaboração não poderá ser forçada no aluno, deve ser algo que deve partir do mesmo para ser algo prazeirozo e não uma obrigação que o mesmo deve cumprir.
ResponderExcluirDiante das situações enfrentadas no dia-a-dia com nossos alunos, percebemos que o trabalho cooperativo aumenta as possibilidades de uma aprendizagem significativa, valorizando o conhecimento e as experiências de cada um. Através da elaboração do projeto, sentimos que o aprender em cooperação, proporciona ao aluno interagir melhor com o grupo.
ResponderExcluirProfessoras dos 4º anos,(Ana Iara, Elisângela, Renata)
TRabalhar de forma colaborativa exige mudança nas práticas pedagógicas, tanto nos ambientes tecnológicos quanto na sala de aula. A cooperação, a interação dos alunos com as TICs e a aprendizagem significativa, são ideais a serem alcançados no decorrer do projeto que estamos desenvolvendo. Acreditamos que esse momento de interação que estamos vivenciando vai colaborar muito para novas aprendizagens tanto entre nós educadores e com nossos alunos. MArli e Roselaine
ResponderExcluirDa maneira como trabalhamos no nosso dia a dia, acredito que naõ porque agora com o curso constatei que existem inúmeras maneiras de sermos protagonistas destas mudanças, Portanto é imprescindível elaborarmos estratégias para que o nosso aluno participe de forma responsável e colaborativa dessas mudanças.
ResponderExcluirProfessora Ieda.
Hoje, 14 de julho comemora-se a queda da bastilha (prisão francesa, considerada o símbolo do Ancién regime). Com esse fato deu-se início à Revolução Francesa de 1789. Após 222 anos os ideais desse movimento continuam atuais para a história da humanidade.
ResponderExcluirElza
Trabalhar de forma colaborativa exige mudanças nas práticas pedagógicas , tanto nos ambientes tecnológicos quanto na sala de aula. A cooperação, a interação dos alunos com as TICs e a aprendizagem significativa, são ideais a serem alcançados no decorrer do projeto que estamos desenvolvendo.Acreditamos que esse momento de interação que estamos vivenciando vai colaborar muito para novas aprendizagens tanto entre nós educadores e com nossos alunos.Roselaine e Marli.
ResponderExcluirA internet está trazendo novidades para a educação. formas diferentes de aprendizagem, precisamos pensar no que temos, o professor se desfazer da figura de transmissor e saber reconhecer os conhecimentos que o aluno já possui. Trabalhar de forma cooperativa é desafiador, pois devemos tentar construir juntos algo novo, onde aprender não seja uma tarefa penosa e sim aventureira. Profª Andréa
ResponderExcluirNós, educadores, enquanto não nos conscientizarmos que a " Era da Tecnologia " está cada vez mais presente em nosso espaço, não teremos como assimilar estas mudanças, onde há uma nova relaçao professor X aluno.
ResponderExcluirNessa nova relação de colaboração e troca a educação só sairá ganhando.
Vera e Maria Tereza